Calendário Liturgico

Entenda o Calendário Litúrgico da Igreja Ortodoxa Siriana 

Os Calendários litúrgicos guiam os fiéis na prática da vida espiritual na Igreja durante todo o ano. O calendário da igreja separa dias para a comemoração de acontecimentos na história da salvação do homem, atribuindo a preeminência aos eventos associados com o Senhor Jesus Cristo; dia comemorando os eventos são chamados de `Eede moronoyé , 'festas do Senhor, e incluem domingos e festas do Senhor comemora seu nascimento, circuncisão, o batismo, a entrada no Templo, transfiguração, crucificação, ressurreição e ascensão, entre outros. 

O calendário ortodoxo siríaco começa com a consagração da Igreja ( qoodosh `idto ) que cai no último domingo de outubro, se acontecer de ser o 30 ou 31 do mês, ou então o primeiro domingo de novembro. O próximo domingo é a Dedicação da Igreja ( h`udoth idto ). Os domingos que seguem até o Natal queda no período advento que comemora os principais acontecimentos anteriores à encarnação do Verbo, começando com a comemoração do anúncio a Zacarias, seguido por anunciação à Virgem Maria, a visita da Virgem Maria a Isabel, o nascimento de João Batista, e revelação para Joseph. Após estes domingos cai no domingo antes do Natal levando à moronoyo festa do nascimento de nosso Senhor ( yaldo ), que é comemorado hoje em 25 de dezembro (exceto na Terra Santa, onde é comemorado em 06 de janeiro). O jejum da Natividade começa em 01 de dezembro, embora seja agora obrigatória apenas a partir de 15 de dezembro. As crianças de Belém morto por Herodes, são lembrados no dia 27 de dezembro. A circuncisão de nosso Senhor ( gzoorto ) é comemorado em 01 de janeiro. Epifania ( den h o ) comemorando o batismo (ma `modeetho ) de nosso Senhor é comemorado em 06 de janeiro. A apresentação de nosso Senhor no Templo de Jerusalém ( ma `alto ) é comemorado em 02 de fevereiro. 

A data de comemorações que se seguem são determinados pelo moronoyo festa da Ressurreição ( qyomto ). A data desta festa é determinado de acordo com a regra prevista pelo Sínodo de Nicéia (325 dC). De acordo com o Sínodo, a Páscoa deve ser comemorada no domingo seguinte a lua cheia após o equinócio da primavera, mas nunca no dia da lua cheia em si. Desde a data da Páscoa está ligada a um calendário lunar, a data não é fixa no calendário juliano ou gregoriano. uma rápida O grande de nosso Senhor precede a festa da Ressurreição com início na segunda-feira sete semanas antes. O jejum de três dias dos ninivitas ( sawmo d-ninwoyé ) começa na segunda-feira as três semanas antes do início da Quaresma. O primeiro domingo após o jejum dos ninivitas comemora todo o clero partiu da Igreja ( kohné ) eo domingo seguinte, comemora os fiéis defuntos ( `aneedé) . O domingo, que marca o início da Quaresma comemora a festa de casamento de Caná ( qo t -né da gleeylo ), que marcou o início do ministério público de nosso Senhor. Aos domingos subsequentes, os eventos do ministério de nosso Senhor cura são lembrados-a cura do leproso ( garbono ) no segundo domingo do Grande Jejum, o paralítico ( msharyo ) no terceiro, a mulher cananéia ( kna `nayto ) na quarta , o Bom Samaritano ( shamryo t o ) ou a mulher palpite-back ( kfifto ) na quinta, 2 o cego ( samyo ) em sexto, levando ao Domingo de Ramos ( oosha `né ) e na semana da Paixão ( h asho ). Quarta-feira da quarta semana do jejum marca o meio da Quaresma ( phelgo d- s awmo ) ea Festa da Santa Cruz. Anunciação à Mãe de Deus ( sooboro ) cai no dia 25 de março e é de tal importância que a liturgia da Eucaristia é necessário para ser oferecido mesmo que caia na sexta-feira da Paixão. Quadragésimo dia da Quaresma cai na sexta-feira antes da Semana Santa. A ressurreição de Lázaro ( noo h omeh d-lo `ozor ) é comemorado no dia seguinte, no sábado. A semana da Paixão ( h asho ) começa com o Domingo de Hosanna ( oosha `né ). A ordem de entrada no céu, comemorando a parábola das dez virgens ( naheeré ) é comemorado na noite de Domingo de Ramos. Quinta-feira de Mistérios (hamsho d-ro z e ) ou Páscoa ( fenômeno s um h o ) é comemorado na quinta-feira da Semana da Paixão. Na noite de quinta-feira é a comemoração do lava-pés dos discípulos, por nosso Senhor. Sexta-feira Santa é a sexta-feira da crucificação Grande ( `rubto rabto dazqeephootho ). O sábado é o Sábado de Boa Nova, quando o Senhor desceu ao inferno para pregar a Boa Nova aos que partiram.No domingo, a ressurreição de nosso Salvador ( qyomto phorooqoyto ) é comemorado. O domingo seguinte é chamado de New domingo ou Domingo de Pentecostes ( h ad b-Shabo h adto ) e dias entre são chamados de heworé (White [dias]). A ascensão de nosso Senhor ao céu ( suloqo ) é comemorado na quinta-feira sexta, depois da ressurreição. O Pentecostes ( phen t iqos t ee ) cai no domingo, 10 dias depois da festa da ascensão. 

De Joseph, Thomas e Skaria Simon. "Automatizando o Calendário Litúrgico da Igreja Ortodoxa Síria," Trabalho apresentado no IV siríaco Computing Forum, Princeton Theological Seminary, em 11 de julho de 2003. 

O jejum dos Apóstolos começa no dia 26 de Junho e termina a 29 de junho, o dia da festa dos Santos. Pedro e Paulo (anteriormente, este foi um início rápido 13 dias no dia 16). A Transfiguração de Nosso Senhor ( mtalé ) é comemorado em 06 de agosto. O jejum da Mãe de Deus ( s awmo d-yoldath Aloho ) começa no dia 10 de Agosto e termina no dia 15 (anteriormente observadas de 01 de agosto), a festa da Assunção da Mãe de Deus ( shunoyo d-yoldath Aloho ). A festa da Santa Cruz ( s Leebo ) é comemorado no 14 de setembro, comemorando a descoberta da Santa Cruz, por Helen, a mãe do Imperador Constantino. 

No passado, a Siríaca Ortodoxa calendário foi inteiramente baseado no calendário juliano. Mesmo assim, o Patriarca Siríaco Ortodoxo de Antioquia Mor Inácio Ni `matallah (CC 1587), um matemático aprendido e astrônomo, era um membro da comissão o Papa Gregório XIII sobre a reforma do calendário (depois de sua abdicação forçada por extremistas islâmicos e fugir para Roma), o calendário gregoriano só foi adoptado na Igreja Siríaca Ortodoxa até o século 20. Em 1955, as festas imóveis passou a ser celebrada de acordo com o calendário gregoriano (com exceção da Terra Santa, onde os direitos Siríaca Ortodoxa com a Igreja da Natividade em Belém para serviços de Natal eram tradicionalmente restrito a 06 de janeiro). O calendário juliano continua a determinar a observação da Quaresma e Semana da Paixão. A Igreja na Malankara ligado inteiramente ao calendário gregoriano em 1953, após 620 No. Encíclica do Patriarca Mor Inácio Aphrem I, dt. Dezembro de 1952. 

Muitos dias são separados no calendário para a comemoração da Santíssima Virgem Maria, Mãe de Deus. A glorificação da Virgem cai no dia depois do Natal. A 15 de janeiro é dedicado à intercessão da Mãe de Deus para as sementes e 15 maio, para a bênção das colheitas. O nascimento da Virgem Maria é celebrada em 08 de setembro e Anunciação à Virgem Maria em 25 de março, bem como no quinto Domingo antes do Natal. 

Os apóstolos, santos e Padres da Igreja são comemorados durante todo o ano, normalmente no dia da sua partida deste mundo e na maioria dos casos em dias fixos no calendário gregoriano. 

No passado, antes do uso do impresso calendários litúrgicos, cada diocese, igreja e, às vezes cada um, pode ter seu próprio calendário de santos quem comemorou, e isso explica a variedade de calendários diferentes desde a Idade Média que veio até nós em manuscritos. Alguns destes foram usados ​​largamente, mas ao longo de um período de tempo novos nomes passaram a ser adicionado e alguns mais velhos obtiveram caiu. Além disso, alguns calendários tinha acabado de alguns santos de cada mês, enquanto outros desde que uma ou mais vezes para cada dia. Muitas vezes, calendários diferentes desde dia diferente para o mesmo santo. O calendário mais completo sobrevivente do dia santo acontece de ter sido compilado por (CC 1340). Nos tempos modernos, como resultado da difusão generalizada (graças a impressão) de calendários particular, há um núcleo comum de santos que aparecem nos calendários litúrgicos impressos a cada ano, deixando a possibilidade de comemorações mais para uso local e escolha. 

Ao longo dos tempos, calendários litúrgicos foram publicados em duas formas, como tabelas de Páscoa e festas móveis relacionados, bem como um calendário de santos celebrados em datas fixas no calendário. 3 Os dois têm origens distintas. Os primeiros foram um assunto de controvérsia na Igreja antiga; vários ciclos diferentes de Páscoa estavam em uso, mas, eventualmente, um único de 532 anos ( Taqlab nas fontes sírio) foi adotado como norma. A variável foi a maneira pela qual a data da páscoa judaica foi corrigido. Dentro do judaísmo, não foi fixada astronomicamente, até muito tarde no milênio 1. 4 Dentro do Cristianismo, a data foi utilizada para a fixação da data da Páscoa. Logo no início, os dois não coincidem necessariamente. A partir de um pequeno número de exemplos antigos siríaca, parece que, periodicamente, as tabelas para a Páscoa e festas móveis relacionados foram emitidos. O mais antigo exemplo conhecido é um texto do século 6 subscrição de Sinai Descobre Novo siríaco ms. 46; outro exemplo está em um ms. de 882. 5 O calendário dos dias de santo foram publicados separadamente. O mais antigo data de 411 e é transcrito em um fanqitho na Igreja de São Moisés, Damasco. Até o final da sexta cento., O Mosteiro de Qenneshrin tinha um calendário especial de festas de santos, que estava em uso por um longo tempo. O calendário mais completo sobrevivente é de Rabban Sleebo bar Khayrun (CC 1340) de Hah que acrescentou os nomes de muitos bispos e ascetas de Tur Abdin `, especialmente dos monges do mosteiro de Qartmin. 6 Uma seleção grande de outros foram publicados por F. Nau. 7 Devido a comemorações locais, há uma diferença considerável entre estas, algumas origens alegando Mor Ya `QUB de Edessa. A seleção predominante hoje em calendários impressos é baseado em lista menor Patriarca Aphrem Barsoum é. 8

_____ 
1 O calendário juliano instituído por Júlio César (em 45 aC) eo calendário gregoriano pelo Papa Gregório XIII (em AD 1582) são calendários solar. A dependência da data da Páscoa no dia da lua cheia após o equinócio vernal (em 21 de março do calendário gregoriano), conforme estabelecido no Sínodo de Nicéia, os indivíduos de Páscoa para o enigma antigo de correlacionar as fases da lua com a órbita da terra e um ano 354 dias-lunar com os cerca de 365 ¼ dias ano solar.
2 O quinto domingo comemora o bom samaritano no calendário da Igreja no Oriente Médio. No entanto, no passado, as variações entre calendários litúrgicos não eram incomuns, especialmente entre os que das tradições ocidentais e orientais dentro da Igreja Ortodoxa Siríaca. A Igreja na Malankara parece ter sido influenciada pelas tradições litúrgicas da tradição oriental, os calendários litúrgicos em Malankara dedicar o quinto domingo da cura da mulher corcunda.
3 Calendários de listagem ambos festas fixas e móveis para um ano civil são inovações relativamente recente, muito provavelmente, no século 20, quando a impressão veio a ser amplamente adotado. É muito provável que eles foram influenciados por calendários Igreja Ocidental.
4 Stern, Sacha. Calendar e Comunidade: A História do calendário judaico, segundo século aC ao século 10 CE. Oxford University Press, 2001.
5 Reconstruído em Brock, Sebastian. Catálogo das novas descobertas.
6 Barsoum, Patr. Aphrem I, Book of Pearls Unstrung, 1965.
7 Nau, F. Patrologia Orientalis, vol. 10.

Referências: 
Joseph, T. e Simon, S. " Automatizando o Calendário Litúrgico da Igreja Ortodoxa Síria , "IV siríaco Computing Forum, Princeton (Julho de 2003). 
http://sor.cua.edu/Calendar/index.html


Calendário Liturgico 2011

OUTUBRO

01 SAB Festa da Proteção da Mãe de Deus
Ss. Adai, o discípulo e Abai (Abal), o mártir. Ambos de S. Miguel (Malke). S. Ananias (S. Hananyo), Apóstolo dos 70 (Séc. I).
02 DOM 3º Domingo depois da Elevação da S. Cruz: Descoberta dos caminhos. [SM – Rm.8,9-11; 1Tm.1,1-11; Mc.2,23-28].

S. Cipriano (304 AD).
03 SEG
04 TER
05 QUA
06 QUI  Eleição de S. Severo (512 AD).
07 SEX  Ss. Sergio e Bacos, mártires. Patriarca Miguel, o Grande (Mar Mikael Rabo – 1200 AD).
08 SAB
09 DOM 4º Domingo depois da Elevação da Cruz: Descoberta da paz. [SM – Cl.1,21-26; 1Tm.1,12-20; Lc.16,13-18].
10 SEG
11 TER S. Filipe, Apóstolo e um dos 70 diáconos (Séc. I).
12 QUA  Dia das Crianças.
13 QUI
14 SEX
15 SAB S. Ósio de Córdova, o eremita (Assya; Ossio; Ossyo; Gaia) ou S. Oséias, profeta (Séc. VIII a.C.). S. Isaías. S. Simone e seus 7 filhos. S. Francisco de Assis.
16 DOM 5º Domingo depois da Elevação da S. Cruz: Descoberta das virtudes. [SM – 1Tm.6,13-21; Hb.10,32-39; Mt.23,1-12].
17 SEG
18 TER S. Lucas, o Evangelista.
19 QUA S. Daniel, o eremita.
20 QUI
21 SEX
22 SAB
24 DOM 6º Domingo depois da Elevação da S. Cruz: Descoberta do 2º advento. [SM – 1Cor.15,6-13; 1Tm.3,1-16; Lc.18,18-27].
23 DOM S. Tiago (Ya `QUB) “Menor”, Apóstolo, “Irmão” do Senhor, bispo de Jerusalém (62 AD), filho de Alfeu.
24 SEG
25 TER
26 QUA
27 QUI
28 SEX
29 SAB
30 DOM Santificação da Igreja, início do Calendário Litúrgico da Igreja Sirian-Ortodoxa de Antioquia
8º Domingo anterior ao Natal: Consagração ou Santificação da Igreja [SM – At.8,1-13; Hb.8,1-13; Mc.8,27-33].
31 SEG

NOVEMBRO
01 TER Ss. Cosme e Damião, mártires (Séc. IV). Todos os Santos e Mártires.
02 QUA  S. Killer Gewargis de Parumala (1902) ou S. Gregório Palarma.
03 QUI Comemoração da construção da Igreja dedicada a S. Jorge (303 ? AD), em Lydda (atualmente em Israel), onde foi depositado o seu corpo glorioso.
04  SEX
05 SAB
06 DOM 7º Domingo anterior ao Natal: Renovação da Igreja. [SM – At.2,22-36; Gl.1,11-24; Lc.19,47 – 20,8].
07 SEG Ss. Miguel, Gabriel e todos os Espíritos Celestes (Festa Principal).
08 TER
09 QUA
10 QUI
11 SEX
12 SAB
13 DOM 6º Domingo anterior ao Natal: Anunciação a Zacarias - Pai de S. João Batista. [SM – At.3,17-26; Rm.9,6-21; Lc.11,45-51].
S. João Crisóstomo, “Boca de Ouro”, o Patriarca de Constantinopla (347 – 407 AD).
14 SEG S. Felipe, o Discípulo (Séc. I).
15 TER Início da Pré-Festa da Entrada da Virgem Maria no Templo. Martírio de S. Xalito.
16 QUA
17 QUI
18 SEX
19 SAB S. Abdias, profeta (Séc. IV a.C.).
20 DOM 5º Domingo anterior ao Natal: Anunciação de Nossa Senhora. [SM – 1Jo.3,2-12; Gl.3,15-22; Lc.1,26-38].
Vigília da Entrada da Virgem Maria no Templo.
21 SEG Festa da Entrada da Virgem Maria no Templo, sozinha com 3 anos de idade, segundo a tradição apostólica. [SM – Mt.12,46-50].
22 TER S. Filêmon, apóstolo (Séc. I). S. Cecília (Séc. III ?). S. Clemente de Ocrida, bispo da Macedônia (1916 AD).
23 QUA
24 QUI S. Clemente (Mor Clemis), papa de Roma (30 -100 AD) e S. Pedro, bispo de Alexandria (312 AD).
25 SEX Conclusão: Pós-Festa da Entrada da Virgem Maria no Templo.
Santa Catarina de Alexandria
26 SAB
27 DOM 4º Domingo anterior ao Natal: Visitação de Nossa Senhora a Santa Isabel, Mãe de S. João Batista. [SM – At.4,19-31; Rm.2,14-29; Lc.1,39-56].
S. Tiago Isolado (Mfascono), bispo de Edessa. Mãe de Deus do Sinal.
28 SEG  S. Dionísio Yacoub Bar Salibi, bispo de Entre (1171). Mor Ya ``QUB Burd Ono (500 – 578 AD).
29 TER S. Tiago (Mor Ya `QUB) de Serug, bispo de Batnan (451 – 521 AD).
30 QUA S. André, o Discípulo. O primeiro chamado (Séc. I).

DEZEMBRO 
01 QUI S. Naum, Profeta (Séc. VII a.C.).
02 SEX S. Habacuc, Profeta (Séc. VII a.C.).
03 SAB  S. Sofonias, Profeta (Séc. VII a.C.).
04 DOM 3º Domingo anterior ao Natal: Nascimento de S. João Batista. [SM – 1Pd.2,11-25; Gl.4,19-31; Lc.1,57-80].
Ss. Bárbara e Juliana, Mártires (306 AD). Aniversário de 42 anos de Ordenação Presbiteral de Dom José Faustino Filho (1969).
05 SEG
06 TER  S. Nicolau (Zoke ou Mor Sokhe), bispo de Mira (Moora) – (Séc. IV AD).
07 QUA
08 QUI
09 SEX
10 SAB Martírio de S. Bernardo (Mor Behnam) e sua irmã Sara e os 40 mártires. S. Filoxinos (Mor Philoxenos) de Mabbug (450 – 523 AD).
11 DOM 2º Domingo anterior ao Natal: Revelação de S. José. [SM – 1Pd.5,1-14; Ef.2,19 – 3,12; Mt.1,18-25].
12 SEG
13 TER  S. Luzia, virgem e mártir (Séc. IV AD).
14 QUA
15 QUI Início do Jejum de Natal (10 dias).
16 SEX S. Ageu, Profeta (516 a.C.).
17 SAB S. Daniel, Profeta e os três jovens: Ananias, Azarias e Misael (Séc. VI a.C.).
18 DOM Domingo do Advento: Nascimento eterno do verbo. [SM – 1Jo.3,21-24; Gl.1,1-10; Mt.1,1-17].
S. Sebastião (Mor Thomas) ferido pela lança (fins do Séc. II).
19 SEG
20 TER S. Ignátius, o Teófaro (Nuhrono) de Antioquia (35 – 107 AD). Início da Pré-Festa do Natal.
21 QUA Martírio de S. Tomé (72 AD).
22 QUI Morte de S. Gabriel, bispo.
23 SEX
24 SAB Vigília de Natal.
25 DOM NATAL - Festa da Natividade de Nosso Senhor Jesus Cristo: O mistério da encarnação. [SM – Rm.5,12-21; Gl.3,23-26; Mt.2,1-12].
26 SEG Glorificação de Nossa Senhora, a Virgem Maria, Mãe de Deus. [SM – At.21,27-32; Rm.1,1-12; Lc.8,16-21].
27 TER Martírio dos Ss. Inocentes de Belém. [SM – Mt.2,13-23; Lc.2,40-52].
28 QUA S. José, o Justo, esposo de Maria; S. Rei Davi e S. Tiago, “irmão” do Senhor.
29 QUI
30 SEX
31 SAB Conclusão: Pós-Festa do Natal.

NOTA IMPORTANTE:


No calendário litúrgico (e/ou religioso) da Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia, Jurisdicionada ao Patriarcado Siríaco Ortodoxo de Antioquia, às indicações em NEGRITO são FIXAS (celebrações/festas/memórias/votivas/santoral/outros) e as demais, MÓVEIS em relação à PÁSCOA “PSAH” ORTODOXA.



Os dias que não tiverem comemorações próprias seguem as regras gerais, a saber: aos DOMINGOS: comemora-se a Ressurreição de Jesus; as SEGUNDAS: os Ss. Anjos e Espíritos Celestes; as TERÇAS: a S. João Batista, o Precursor; as QUARTAS e SEXTAS: a veneração da S. Cruz de Cristo; as QUINTAS: aos S. Apóstolos; aos SÁBADOS: aos Santos e Fiéis Defuntos. A memória da Mãe de Deus, Maria Santíssima, se comemora durante toda a semana entre as festas e memórias, especialmente nos Domingos/Quartas/Sextas.

A partir de 1955 as festas fixas passaram a ser comemoradas de acordo com o chamado CALENDÁRIO OCIDENTAL ou GREGORIANO. Em se tratando dos SANTOS do Antigo Testamento (AT) são mais numerosos no CALENDÁRIO ORIENTAL. A mesma coisa pode-se afirmar dos mártires, dos quais, de alguns, se conhece quase somente o nome e a época provável da morte. Finalmente, os demais apóstolos, santos, santas, mártires e santos padres têm dias específicos de celebração através do ano todo, e normalmente sua lembrança acontece no dia de sua partida deste mundo, praticamente em todos os casos estas datas seguem o CALENDÁRIO GREGORIANO com exceção da comemoração de S.EFRÉM (ORIENTE) ou S. EFRÉM (OCIDENTE), no 1º sábado da quaresma.

* * * (Com Aprovação Eclesiástica) * * *

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