A Igreja no Brasil II

ORIGEM DA IGREJA SIRIANA ORTODOXA MISSIONÁRIA DO BRASIL

A Igreja Católica Ortodoxa Siriana do Brasil originou-se no Brasil em 1983 com Mar Crisóstomos Moussa Matanos Salama, pela BULA PATRIARCAL Nº 128/83 de 08de março.

É uma Unidade da Igreja Cristã, inserida no Evangelho e definida pelo Credo Niceno Constantinapolitano, edificada sobre a fé em Deus Uno e Trino, encarregada da nobre missão de reconciliação entre a humanidade e seu criador. É de sistema administrativo orgânico apostólico ou comunal, começando na comunidade local -a paróquia- passando pela comunidade regional- a diocese- pela comunidade estadual -a arquidiocese- e culminando na unidade nacional – a primazia. É e será administrada pelo Colégio Episcopal, ouvido o Sínodo Ortodoxo Nacional, presidido pelo Arcebispo Primaz.

Arcebispo Primaz é o bispo diocesano da Capital Federal do Brasil, presidente da Igreja Católica Ortodoxa Siriana do Brasil e do seu Colégio Episcopal.

A Igreja Católica Ortodoxa Siriana do Brasil é uma unidade eclesial parte inseparável da Igreja Siriaca Ortodoxa de Antioquia, com sede atual em Damasco, capital da República Árabe da Síria e do Patriarcado Antioqueno, representado atualmente por Sua Santidade Ignatius Zakka I Iwas e seus legítimos sucessores.
A Igreja Católica Ortodoxa Siriana do Brasil-ICOSB, emana sua autenticidade, apostolicidade,autoridade e identidade de si mesma. Não carece de credenciais externas. Carece, isso sim das bênçãos da Sua Santidade o Patriarca Siriaco Ortodoxo de Antioquia e da lealdade de seus componentes. Baseada no Evangelho, no Credo Niceno, na herança patriarcal e nacional, ela possui todos os elementos fundamentais, para conquistar o seu devido lugar e desempenhar o seu papel nos campos que lhe são atribuídos.

Segundo a linha ortodoxa, devemos evitar os extremos, pelo exemplo e pela atuação, representá-la e apresentá-la condignamente.

A Igreja como um todo, é onde ela se torna acontecimento no sentido mais pleno; ela é até mesmo necessariamente Igreja local ou Nacional isso porque a Igreja Universal (patriarcal) se torna visível na Igreja local. A ICOSB é uma Igreja local, uma unidade eclesiástica, um organismo e uma organização com delimitação territorial, é a Igreja de Cristo no Brasil para o Brasil, é o acontecer da Igreja Siriana de Antioquia.

Existe na Igreja Católica Ortodoxa Siriana do Brasil uma intensa atividade teológica não convencional, talvez, mais nem por isso menos importante através da qual se opera uma verdadeira “apropriação” de elementos importantes da tradição, que são recriados de maneira original.

A liturgia é talvez, o caso mais evidente dessa criatividade. Tanto na sua expressão Eucarística na verdade de outras celebrações. Mas ela é uma exceção. Simultaneamente como parte integrante das celebrações litúrgicas ou sob forma de diversas reuniões – a escuta e a interpretação da palavra de Deus são o ato pelo qual o povo se apropria realmente da Escritura, numa autêntica experiência do Espírito como o primeiro e definitivo exegeta da palavra viva que é Jesus Cristo (Jo. 14,26; 13,16).

Em ambos os casos, chama a atenção a presença da vida, da realidade do homem. Não se a vida é inseparável da palavra e da celebração, mas unidade originária entre a fé e a vida encontrada na Igreja Sirian na sua Diáspora uma expressão privilegiada, longe de dicotomias e separações de muitos idealismos espirituais. “Na Igreja Siriana do Brasil a lógica” da vida é submetida a críticas da fé, e a lógica da fé toma corpo na transformação da própria realidade. Ao reapropriar-se da palavra, a comunidade experimenta que ela faz viver. A escritura volta a “inspirar” a vida.

Não é difícil perceber a originalidade as conseqüências desta experiência na qual a celebração (litúrgica) a palavra de Deus (Escritura) e vida real (lugar social) constituem uma única coisa. Através da Escritura o povo recupera a sua identidade de “povo de Deus”. E com ela a liberdade do Espírito porque onde está o Espírito do Senhor lá está a liberdade (II Cor. 3,17). Que lhes abre o sentido (Lc. 24,27) da palavra da vida. Nesta Igreja não há diferença alguma entre os filhos, porque é a Igreja de Cristo e tem sua identidade. 

Tertuliano, um dos pais da Igreja do século II, falando do ódio público que sentiam dos cristãos disse: “A verdade não pede favor, porque a perseguição não a intimida. Nossa religião sabe que seu destino é ser estrangeira sobre a terra e que sempre terá adversários. Pode ser que existam heresias que tenham a ousadia de ligar-se a idade apostólica. Mostrem a sua certidão de nascimento de suas Igrejas, a lista de seus bispos (que mostrem) desde o princípio a sua sucessão, de modo que se veja que aquele que foi o primeiro bispo recebeu a investidura e foi precedido pôr um dos Apóstolos ou ao menos pôr um homem apostólico, que teve com os Apóstolos constante relacionamento”. Este é o modo com o qual as Igrejas apostólicas exibem seus títulos: Jerusalém, Antioquia, Esmirna, Alexandria, Roma e outras. A Igreja Católica Ortodoxa Siriana do Brasil, mostra a certidão de nascimento desde Pedro até seus bispos no Brasil. É de fato fruto em amadurecimento da semente plantada pelo Arcebispo Crisóstomos Moussa Matanos Salama.

Quando as pessoas perguntam pela origem da Igreja Católica Ortodoxa Siriana do Brasil, logo querem saber quem é o seu fundador. A resposta para esta pergunta, se calcada sobre o nome de uma pessoa do nosso tempo não seria verdadeira , pelo simples motivo de que ninguém pode fundar algo que já existe. Vale dizer então, que a Igreja não pode ser fundada novamente. A resposta correta à referida pergunta acima abordada seria: Nosso Senhor Jesus Cristo.

Todas as Igrejas históricas tiveram sua origem nele e se espalharam pelo mundo a fora, adquirindo no decurso da historia, características e feições próprias e particulares. Algumas destas Igrejas se afastaram tanto de seu verdadeiro fundador e da sua doutrina que perderam totalmente ou radicalmente suas raízes tradicionais e históricas, sendo por isso consideradas muitas das vezes como seitas ao invés de Igrejas. Outras ainda nasceram da necessidade de corrigir erros gravíssimos através da história cometidos, mas acabaram, pôr falta de consistência, de identidade e de metas doutrinárias e pastorais, afastando-se tanto de Cristo como de seus idealizadores que se perderam e vagueiam sem nexo e nem rumo pela vida. Outras ainda conservaram sua origem e tradição Católica e Apostólica, como é o caso da Igreja Católica Ortodoxa Siriana do Brasil-ICOSB, que, sem cometer qualquer ruptura com a Igreja de Jesus Cristo e dos Apóstolos , vem como alternativa e tentativa de recristianização do mundo e opção fiel e legítima de Evangelização e obra missionária de primeira grandeza. Esta denominação surge no tempo presente, justamente para encontrar sua identidade baseada no clamor do povo de Deus: “Ide….”, dotada das características essenciais e fundamentas do Cristianismo Apostólico da Santa Igreja Primitiva, Sirian Ortodoxa de Antioquia, baixo dos ditames normativos e da pastoral exarada pela Santa Tradição desde os nosso primeiros pais. A Igreja Católica Ortodoxa Siriana do Brasil - ICOSB, é a conseqüência natural do processo de emancipação e de amadurecimento da própria Igreja de Jerusalém, passando por Antioquia da Síria e alcançando o Brasil nos idos de 1904 na pessoa dos primeiros imigrantes ortodoxos siriacos, e assumindo sua forma definitiva em 08 de julho de 1986, com Mar Crisóstomos Moussa Matanos Salama Arcebispo missionário e Delegado Patriarcal do Brasil.

O cristianismo chegou no Brasil nos idos de 1500 com frei Henrique de Coimbra na esquadra de Cabral. Nessa época o território entrou em um processo de exploração (colonização) que durou 300 anos, intercalando culturas, tradições de Países de origem distinta. Os costumes, as leis a religião trazida pôr estas levas de exploradores (colonizadores) e de mandatários, criou um corpo, tomou uma forma, predominando a religião católica romana como grande catequizadora. O Brasil porém, recebeu, desde seus idos como colônia, ideologias religiosas de distintas matrizes: protestantes, religiões africanas, etc., buscando todos conviver pacificamente debaixo do mesmo céu.

A Igreja de Roma foi entidade oficial do Brasil, isto é religião oficial até a separação definitiva da Igreja do Estado, depois disto, uma relativa paz e harmonia passou a existir, buscando todos conviver sob o mesmo sol, o sol da justiça. Porém, quatrocentos anos depois do descobrimento do Brasil, passou a sentir a necessidade de buscar o cristianismo como fora concebido no princípio, isto é, livre de tantas arregimentações políticas e sociais e mais voltada para sua essência primeira- a religiosidade e espiritualidade.

A missão da Igreja é proclamar o Santo Evangelho nas diversas sociedades e distintas culturas, com seu caráter universal possibilita cada País ter sua própria Igreja Missionária de Evangelização, buscando na própria diversidade de língua, de costumes, de cultura encontrar a unidade. Cada povo tem a sua cultura e nenhuma é superior a outra.

Não crendo ser possível evangelizar o Brasil e seguir levando a palavra de Deus ao mundo, sem uma determinação e um testemunho verdadeiramente espiritual, de adesão completa e irrestrita à palavra de Deus e a sua Doutrina o arcebispo Crisóstomos Moussa Matanos Salama, movido pelo Espírito Santo de Deus, aderiu ao chamado de Cristo e deu vida e forma à idéia de Igreja de essência missionária e carisma Evangelizador: À IGREJA CATÓLICA ORTODOXA SIRIANA DO BRASIL- ICOSB.

A Igreja Católica Ortodoxa Siriana do Brasil- ICOSB, nasceu com todos os qualificativos necessários para ser a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Brasil: Unidade- está perfeitamente intercalada na Igreja de Cristo, porque é originária da mesma Fonte Divina, brotada da Pedra Angular de que fala a Sagrada Escritura (Is. 26,16; Mt.21,42).

por Dom José Faustino Filho

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