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A Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia
A Igreja Siria-Ortodoxa é única por muitas razões. Primeiro, é uma forma presente da cristandade no qual é semítica em sua natureza com a cultura não muito longe da que Cristo experimentou. Segundo, traz em sua liturgia a língua siríaca. Um dialeto antigo falado por Jesus Cristo e seus apóstolos. Terceiro, sua liturgia é uma das mais antigas e tem sido passada de geração em geração. Quarto, e mais importante, demonstra a unidade do corpo de Cristo pela natureza multi-étnica de sua fé. A fé da Igreja Siria-Ortodoxa hoje está presente primeiramente nos países do Oriente Médio. Na Índia, há a presença de muitas comunidades da diáspora no estado de Querala. A Igreja também está presente nas Américas e na Europa.
Eu sou o arcebispo Mar Sevérius Malki Murad. Arcebispo da Igreja Siria-Ortodoxa de Jerusalém, Jordânia e da Terra Santa. Eu estou aqui a mais de treze anos (desde 1996) servindo a nossa paróquia que abrange Israel, Palestina e Jordânia. A Igreja Siria-Ortodoxa está presente aqui a mais de dois mil anos porque nosso Senhor Jesus Cristo realizou nesse local sagrado, onde está o mosteiro de São Marcos, localizado na cidade Santa de Jerusalém, a última ceia. E foi aqui que o Espírito Santo veio entre outros muitos feitos. Foi na casa de São Marcos que os primeiros discípulos, juntamente com Maria, a Mãe de Deus, ficara até que o Senhor  subisse aos céus, no dia de sua Ascensão. Após esse momento, os discípulos vieram para cá, juntamente com a Virgem Maria até o recebimento do Espírito Santo e daqui a Igreja se espalhou por Jerusalém, toda a terra Santa e também por todos os cantos do mundo.
Nossa Igreja, desde o seu surgimento no primeiros século, tem sido chamada e conhecida por todo mundo como a Igreja Siria. O nome Síria não designa para nós somente o nome do país, onde a Igreja foi estabelecida, usando como língua o Siríaco ou Aramaico. Portanto, isso se tornou um nome religioso da Igreja onde quer que ela estivesse localizada, seja na Síria, Líbano, Iraque, Turquia, Jordânia, Egito, India, Europa, América do Norte e do Sul e Austrália. Esta Igreja é a única Igreja que tem preservado a cultura antiga e o idioma da Síria, juntamente com uma valiosa literatura e liturgia da Antiga Igreja Apostólica de Antioquia. Através da história, a nossa Igreja vem pregando o evangelho a todos os lugares.
De acordo com a tradição eclesiástica, a Igreja de Antioquia é a segunda Igreja a ser estabelecida no grupo de batizados depois de Jerusalém e a importância disso está bem documentada pela Sé Apostólica. A Igreja se orgulha justificadamente como sendo uma das primeiras Igrejas Apostólicas estabelecidas. Foi em Antioquia, depois de tudo, que os seguidores de Jesus foram chamados pela primeira vez de Cristãos como nós comprovamos no Novo Testamento em Atos 11, 26. Em Antioquia, os discípulos receberam pela primeira vez o nome de Cristãos. Nessa Igreja dos primeiros séculos, foram ordenados dois patriarcas. O primeiro Evódio e o segundo Inácio de Antioquia. A Igreja de Antioquia esteve prosperando durante todo o Império bizantino até o quinto século, quando controvérsias cristológicas dividiram a unidade da Igreja. Após o Concilio de Calcedônia, no ano de 451 d. C., surgiram dois seguimentos da Igreja: a Igreja Grega, de Bizâncio e a Igreja Latina, de Roma que aceitou o Concílio, enquanto que a Igreja Síria e a Igreja Copta rejeitaram o Concílio.
Nós dizemos que nosso senhor possui uma natureza depois que Ele nasceu. Antes do seu nascimento, claro, eram duas naturezas. Deus se fez homem, assim dizemos duas naturezas, mas quando Ele nasceu, não podemos dizer que são duas naturezas, mas dentro de uma natureza estão contidas: a divindade e a humanidade. Este foi o problema que na minha opinião é questão da palavra em si e de como cada um a interpretou. De fato, nós não vemos nenhum problema entre nós.
A oração pública é importante na comunidade cristã siríaca. Tradicionalmente, a Santa Comunhão é celebrada todos os domingos, quartas e sextas-feiras. Hoje em dia, somente os mosteiros celebram a Eucaristia nas quartas e sextas-feiras. Os mosteiros e algumas das Igrejas praticam diariamente simples orações conhecidas como SHIMO. Com exceção da homilia, todas as orações são cantadas em forma de cantos e melodias. Milhares de músicas e melodias existiam, a maioria se perderam. Ainda existem centenas de melodias que são preservadas no tesouro de músicas conhecidos em siríaco como BETHGAZO.
Falando sobre a santa Comunhão, nós temos vários passos a seguir. Eu acho que é o mesmo nas nossas Igrejas Ortodoxas e na Igreja Romana. Eu acho que uma das diferenças da nossa igreja e da Igreja Católica é o momento da invocação ao divino Espírito Santo. A respeito dos sacramentos, a Igreja Siria-Ortodoxa acredita que os sacramentos são sinais visíveis designados por Cristo para proclamar a divina graça, no qual ele deu para nossa santificação. Os Sacramentos da Igreja são batismo, confirmação, eucaristia, confissão, sacerdócio, unção dos enfermos e o casamento. Os Santos Sacramentos são oferecidos através dos bispos e sacerdotes. Somente os fieis podem recebê-los. De todos, quatros sacramentos são essenciais para a salvação, sendo eles: o batismo, a confirmação o arrependimento e a eucaristia. O sacramento do batismo, confirmação e o sacerdócio são recebidos uma única vez.
A Igreja Síria-Ortodoxa tem sido membro do Conselho Mundial de Igrejas (CMI) desde 1960 e é um dos membros-fundadores do Conselho de Igrejas do Oriente Médio. A Igreja participa em diálogos ecumênicos e teológicos com outras Igrejas. Como resultados desses diálogos, a Igreja Síria-Ortodoxa emitiu duas declarações em conjunto com a Igreja Católica Romana e um outro com as Igrejas Ortodoxas Orientais. Desde os anos de 1975, ou seja, mais de 30 anos, o nosso patriarca e o Santo Papa, em Roma, fizeram unidade a respeito dos sete sacramentos e fizeram acordo que, onde a Igreja Católica não tivesse igrejas, em cidade das Sírias ou em outros países, nós sírios podemos batizar e dar a primeira comunhão às crianças católica entre outros serviços, sem que elas mudassem de crença, permanecendo na fé católica.
Precisamos que vocês irmãos que estão no exterior, rezem por nós, assim como pedimos aos nossos governantes, presidentes e reis no mundo, primeiro ministros e ministros em geral, a todos para que ajudem Jerusalém na terra Santa a estabelecer a paz e a segurança para todos cristãos, Judeus e mulçumanos. Para que juntos, em unidade, construam essa Terra Santa, dando todo o necessário para a formação de nossos homens, mulheres e crianças.
Transcrição: Padre Celso Kallarrari, ISO
Fonte:
CANÇÃO NOVA NA TERRA SANTA. Syrian Orthodox Church in Jerusalem. Documentário para TV Canção Nova. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=oODUpRTSio4. Acesso em jan./2009.

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