O Culto na Igreja

O Culto na Igreja Ortodoxa Siriana 

A Igreja Ortodoxa Siríaca é herdeira de uma antiga tradição de culto cristão que se distingue pela antiguidade e beleza das suas preces e rituais. Conforme relatado nos Atos dos Apóstolos, os adeptos início da perseguição fé cristã fugindo na Terra Santa chegou a Antioquia, um centro proeminente de comércio na parte oriental do Império Romano. Lá eles foram pela primeira vez, chamados cristãos. St. Peter Acredita-se que fundou uma igreja em Antioquia no ano 39. Enquanto isso, em Edessa, a capital do Reino de Ur hoy nas fronteiras da Síria e Mesopotâmia, a Igreja já existia antes do final do primeiro século. No decorrer dos próximos dois séculos Edessa se ​​tornou o centro de uma cultura cristã usando o dialeto do aramaico Edessene, chamado siríaco, como sua língua.Enquanto a Igreja no Ocidente grego adotado como língua de culto, a Igreja no Oriente, dirigindo-se em grande parte para os cristãos judeus da diáspora, continuou a falar aramaico. As formas de culto na Igreja Siríaca Ortodoxa de Antioquia e refletir a herança Edessene da Igreja. 

A sensação de espanto e admiração perante o Mistério divino permeia a Igreja siríaca. A liturgia síria é dominada pela cena da visão do profeta Isaías, quando viu o Senhor em um trono alto e elevado no templo em Jerusalém, e ouviu os anjos chorando, "santo, santo, santo" antes dele. Em cada igreja siríaca há um "véu" traçada através do santuário, o que representa o véu do templo de Jerusalém, eo santuário em si é considerado o "santo dos santos", o lugar onde o próprio Deus aparece na Nova Aliança com seu povo, esta cena é recordada no início e no final de cada escritório da oração e do sentimento de admiração e mistério que inspira ela enche toda a liturgia. Juntamente com este sentimento de temor na presença da santidade de Deus é um profundo sentido do pecado humano. Como o profeta foi levado a exclamar: 'Ai de mim, porque eu sou um homem de lábios impuros e habito entre um povo de lábios impuros ", de modo a liturgia siríaco é preenchido com esse sentimento de pecado humano e indignidade. Um dos temas principais da liturgia é a de 'arrependimento'. Mas este sentido do pecado e da necessidade de arrependimento é acompanhado por, ou melhor, uma expressão de, a consciência do amor infinito de Deus ea misericórdia, que se resume a necessidade do homem e eleva-o a partilhar a sua própria glória infinita. Assim, há um equilíbrio maravilhoso de majestade terrível e compaixão amorosa, de humilhação e exaltação. 

Liturgia Siríaca Ortodoxa, refletindo a história cristológica da Igreja, coloca ênfase na natureza divina em Cristo. Sua doutrina trinitária, a maioria derivada dos termos gregos e até mesmo usando grego, é distintivo o costume de dirigir a oração diretamente a Cristo como "nosso Deus" e não ao Pai através de "Jesus Cristo, nosso Senhor". Veneração imensa é pago a Maria como "Mãe de Deus", ou mais literalmente "Ela que deu à luz Deus". Esta devoção profunda é inteiramente baseado em uma meditação contínua sobre o fato de que a pessoa que Maria deu à luz era verdadeiramente Deus. Esta é a fonte de admiração sem fim e, ao mesmo tempo de paradoxo incrível, que é expressa em termos poéticos: "em seus braços que abraçaram as chamas e deu leite para o fogo devorador; bendito é ele, o infinito, que nasceu da você '. Esta devoção profundamente bíblica e teológica para a Virgem Maria cresceu na Igreja, como uma conseqüência direta da crença na Encarnação. 

Juntamente com a devoção à Mãe de Deus vai a devoção aos profetas, apóstolos e mártires, como membros do Corpo Místico de Cristo, aqueles que proclamou e aqueles que morreram pela causa do Evangelho. Aqui, novamente esta devoção aos santos é expressa em uma de suas formas mais puras, profundamente enraizada em uma visão bíblica da vida e surgindo completamente da devoção à pessoa de Cristo e da autêntica mensagem do Evangelho. O que é mais evidente em toda a liturgia síria é pano de fundo bíblico. É como se a liturgia surgiu a partir do solo muito mesmo que o Antigo eo Novo Testamento. Os 'santos' do Velho Testamento, Abraão, Isaac e Jacó, Moisés e David e os profetas, e em 'Job particular e Daniel e três homens santos na fornalha da Babilônia, são as figuras familiares como os apóstolos e são sentidos como testemunhas vivas para o mistério de Cristo sempre vivo dentro da Igreja. Ainda mais interessante é a referência frequente a 'nosso pai Adão e nossa mãe Eva ", que leva o mistério da salvação de volta para o primeiro homem ea primeira mulher, e vê Cristo descendente' ao Seol, o lugar dos mortos, na ressurreição, para proclamar a mensagem da salvação a todos os mortos e para levantar Adão e Eva. A sensação para os mortos como a espera no inferno para a ressurreição na segunda vinda de Cristo é também um tema que nos leva de volta para a teologia judaica cristã primitiva, da qual a teologia síria tão amplamente deriva, e nos ajuda a ver como a devoção ao fiéis defuntos cresceu espontaneamente no início da Igreja. 

A liturgia Ortodoxa Siríaca é derivada das obras de seus prolíficos poetas-teólogos. Obras como as de Efrém Mor, Mor Ya `QUB de Sarug, Philoxenos Mor de Mabbug, episcopus Chor Mor Balay, entre outros figura proeminente nas liturgias. Liturgia é em forma poética, sendo baseado em um padrão regular silábica, mas ainda mais no espírito. Eles são, de fato, uma das expressões mais autênticas do espírito cristão. Todos os mistérios da fé cristã, da Trindade e da Encarnação, da Cruz e da Redenção, a Ressurreição ea Segunda Vinda, a Igreja como a Noiva de Cristo, Maria, a Mãe de Deus e os santos do Antigo e Novo Testamento , os mortos em 'inferno' e na expectativa do retorno ao Paraíso, todos estes temas são tratados com uma riqueza de beleza poética. A meditação sobre os mistérios da fé parece despertar nesses escritores (que eram na sua maioria monges) uma flor inesgotável de poesia, que é ao mesmo tempo profundamente teológico e surpreendentemente original. As liturgias têm antífonas longo conhecido como qolose oothos `bo e as antífonas menor conhecido como eqbos e enyonos . É nestas canções que a imensa beleza poética da liturgia siríaco é encontrada. 

De acordo com o Salmo 119, versículo 164, "Sete vezes no dia que eu te louvavam para os teus juízos, ó Justo", a Igreja Siríaca Ortodoxa definir as horas de oração para sete: Noite ou ramsho oração (Vésperas), Desenho o Véu ou Sootoro ("Proteção" significado do Salmo 91, que é cantado em esta oração: "Aquele que está sentado sob a proteção do Altíssimo '), Meia-noite ou lilyo oração, de manhã ou saphro oração (Matinas), a Terceira hora ou tloth sho `em oração (Prime, 09:00), a Sexta Hora ou Sheth sho `em oração (Sext, meio-dia) e à hora nona ou tsha `` sho na oração (Nones, 15:00). A oração da meia-noite é composto por três qawme 'relógios' (literalmente 'pé'). O dia começa eclesiástica, à noite ao pôr do sol com o ramsho . Hoje, mesmo nos mosteiros, as orações da noite e as Completas são ditas juntas, como também as orações da meia-noite e de manhã, e os três, seis e nove horas orações, reduzindo os tempos de oração para três. 

Cada uma das horas tem o seu próprio tema ou temas específicos eo sentido de o fundo natural da manhã, tarde ou noite está freqüentemente presente e, muitas vezes evoca a poesia mais charmoso. Assim, o natural eo mundo sobrenatural são maravilhosamente misturados e proporciona uma sensação de plenitude. É todo o mistério de Cristo, que é apresentado aqui em toda a sua majestade desde a criação do mundo para a Segunda Vinda de Cristo, da Trindade na altura do céu com os anjos e os observadores, que o rodeiam, ao homem na terra, o seu pecado eo sofrimento neste mundo que passa com toda a sua beleza, sua redenção pela Cruz, a sua esperança de glória com os profetas e apóstolos e mártires que entraram na glória, e para os mortos que esperam no Seol para a vinda do Filho do Homem e da ressurreição geral. 

Fontes: 
Patriarca Inácio Aphram eu Barsoum, A História do siríaco Letras e Ciências . tr. Matti Mousa. (Pueblo, CO: Passeggiata Press, 2000). 
Fr. Bede Griffith, O Livro de Oração Comum da Igreja Ortodoxa Síria , Kurishumala Ashram. 
http://sor.cua.edu/WOrship/index.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Benvindo, você está prestes a deixar aqui o seu comentário. Saiba que a sua opinião é muito importante para nós. Por isso, vale lembrar que este é um blog sério e que não serão aceitas postagens anônimas e nem ofensivas. Respeitaremos sempre a sua opinião, mas seu comentário estará sujeito a aprovação da nossa equipe de moderadores. Caso não viole as regras, será publicado em no máximo 48 horas. Muito obrigado e volte sempre!