Esclarecimento

Alguns esclarecimentos importantes:

É muito importante exclarecer que os nossos sacerdotes se diferenciam tanto do clero da Igreja Católica Romana, quanto do clero das Igrejas Ortodoxas de Rito Bizantino. A nossa Igreja é uma das Igrejas Ortodoxas Orientais Antigas, com a mesma validade que a Igreja Católica Romana e as Igrejas Ortodoxas Bizantinas. 

No Estado do Pará, existem vários sacerdotes sirian ortodoxos trabalhando em diferentes funções e missões, caso você queira conhecer as nossas atividades, entre em contato conosco. Por favor, qualquer um que se apresentar como sendo da nossa Igreja, peça para que se identifique com a carteira de identidade do nosso clero ou entre em contato conosco.

A Igreja Sirian-Ortodoxa não possui nenhum vínculo com nenhuma outra Igreja que se diga Ortodoxa ou Católica. Leiam os tópicos e links sobre a nossa Igreja e você saberá que somos a Verdadeira Igreja, Una, Santa, Católica, Apostólica e Ortodoxa Siriana, fundada por Cristo e o Apóstolo Pedro e no seio da qual o apóstolo Paulo, converteu-se, foi evangelizado e partiu em missão para evangelizar os povos pagãos. 


Com relação a Igreja Católica Romana, não estamos em comunhão plena, por diversas diferenças culturais, doutrinais e disciplinares, mas há uma certa comunhão espiritual. O Papa João Paulo II, de venerável memória e o nosso Patriarca Sua Santidade Mar Ignácio Zaqueu I, assinaram em 1984 uma declaração comum de reconhecimento e colaboração mútua, que afirma que apesar das divisões, nos lugares e situações onde faltar o clero de alguma das duas Igrejas os fiéis sirianos ou católicos romanos poderão solicitar os sacramentos da comunhão, unção dos enfermos e penitência (confissão) ao padre católico ou siriano que estiver a seu alcance, sem que isso implique necessariamente na conversão do fiel à outra Igreja.


Com relação as Igrejas Ortodoxas Bizantinas, ligadas ao Patriarcado de Constantinopla, nós não estamos em comunhão por uma série de fatores históricos, ainda que o nosso desejo seja que um dia isso mude, pois os sirianos (como também os armênios) foram perseguidos e quase dizimados pelos imperadores persas e bizantinos, a exceção de Justiniano I, imperador bizantino, que era casado com uma Siriana, a imperatriz Teodora e que por causa dela tentou ser complacente, todos os demais perseguiram veementemente as Igrejas da Síria e da Armênia, querendo obrigar-nos à força a submeter-nos à autoridade de Constantinopla.


Com relação as Igrejas Apostólica Armênia, da Etiópia e a Copta, estamos em plena comunhão espiritual e sacramental ainda que cada uma tenha a sua própria jurisdição, como Igrejas autocéfalas, ou seja, não dependem umas das outras em termos de autoridade, pois cada uma possui as suas próprias leis e tradições.


Como se pode perceber, Somos Católicos, mas não somos Romanos, somos Ortodoxos, mas não somos Bizantinos. Somos então Católicos Apostólicos Sirian Ortodoxos (Rito Antioqueno). Somos a Igreja fundada pelo apóstolo Pedro, no ano 37 d.C. e mantemos a tradição primitiva das primeiras comunidades cristãs. Somos a Igreja mais antiga, depositária do idioma falado por Jesus (o aramaico), e da liturgia apostólica na sua essência e  pureza sacramental, nossa Igreja foi fundada muito antes que as sedes de Roma e de Constantinopla.


Venha nos conhecer! Venha participar conosco! Somos a autêntica Igreja de Cristo!

Um comentário:

  1. Saudações aos Revmos Padres Ortodoxos Sirianos de Belém do Pará. Sou o Padre Haelio Geovani de Oliveira; Pároco do Estado do Rio Grande do Norte. Residente em Mossoró/RN. Quero deixar meu afeto e estima pelos trabalhos realizados em todo o Brasil. Façamos parcerias. Visite-nos e ADD no Blog http://isoa-rn.blogspot.com/ e assim faremos o mesmo para juntos divulgarmos o Evangelho e a Santa Doutrina por todo o mundo.
    Nosso Blog já tem acessos por todo o mundo. Abraços de encorajamento dos irmãos e irmãs de nosso belo estado.

    ResponderExcluir

Benvindo, você está prestes a deixar aqui o seu comentário. Saiba que a sua opinião é muito importante para nós. Por isso, vale lembrar que este é um blog sério e que não serão aceitas postagens anônimas e nem ofensivas. Respeitaremos sempre a sua opinião, mas seu comentário estará sujeito a aprovação da nossa equipe de moderadores. Caso não viole as regras, será publicado em no máximo 48 horas. Muito obrigado e volte sempre!