terça-feira, 25 de outubro de 2011

O Casamento na Igreja Ortodoxa


Depois de todo noivado... vem o casamento, é claro! Pelo menos, é o que se espera quando um casal de amigos anuncia que está noivo. E todos ficam curiosos para saber a data e, principalmente, o local do esperado acontecimento. Nos dias de hoje, em que há mais liberdade para as uniões entre religiões diferentes, os noivos procuram estabelecer um consenso na hora de decidir sobre a cerimônia que melhor atende a expectativa das famílias. Foi por isso que decidi falar um pouco dos vários tipos de solenidades que existem para o dia mais importante da sua vida.
Para a Ortodoxia, o Matrimônio é um verdadeiro Sacramento. As liturgias são bem parecidas com as do catolicismo antigo. No Brasil, a cerimônia é toda em português, ou pode de acordo com os noivos ter partes em árabe.
O ritual, bastante rigoroso, carrega uma série de simbolismos religiosos, como a dança de Isaías. É dividido em duas etapas, o noivado e a coroação.
Na Igreja Ortodoxa, o "sim" diante do altar não é declarado como em outras Igrejas, mas é dito de forma que todos o ouvem e entendem. Afinal, a presença dos noivos que pedem a bênção de Deus para a união é a maior prova de que eles querem viver juntos, não é mesmo?
O Casamento Ortodoxo pode ser celebrado por um ou vários padres e, conforme a escolha dos noivos.
A cerimônia se realiza segundo o antiqüíssimo rito Sirio-Ortodoxo, da antiga Antioquia. A maior parte dela é cantada e começa com a invocação da Santíssima Trindade, enquanto os noivos são abençoados e reverenciam o livro dos Santos Evangelhos, beijando-o.
Depois, vem a litania diaconal, que são súplicas em favor do casal, lembrando a presença de Jesus nas bodas de Canaã, na Galiléia, onde realizou o primeiro milagre, transformando a água em vinho. Também é relembrada em orações a união do primeiro casal (Adão e Eva) abençoado pelo Criador para viver em família. Ora-se, ainda, pelos pais dos nubentes e seus padrinhos.
Chega, então, o momento mais esperado: a troca de alianças. Elas são abençoadas e colocadas no dedo anular direito de cada nubente pelo celebrante, que faz com elas o sinal da cruz sobre o casal e eles (os nubentes) trocam entre si as alianças colocando o noivo sua aliança no dedo anular esquerdo da noiva, beijando em seguida o anel; e a noiva faz o mesmo com o nivo. A oração para este momento pede que Deus os una "num mesmo coração". Não é emocionante?
A segunda parte do ofício é a coroação. As coroas, sempre unidas por uma fita de tecido, podem ser feitas de ramos de folhas e flores, ou conforme o gosto ou costume local. São colocadas pelo padre na cabeça dos noivos e trocadas três vezes, como um símbolo de alegria, mas também de sacrifício que o casal deve assumir diante da união, que, bem sabemos, envolve todo casamento.
Esta é a parte mais significativa da cerimônia, porque representa o compromisso entre o homem e a mulher. Aquilo que todos nós queremos: amizade, carinho, compreensão na alegria e na tristeza.
Pronto! Os noivos são agora casados! Bebem da mesma taça de vinho, relembrando o milagre da festa de Canaã. Segue-se a leitura da Epístola, do Evangelho e a oração do Pai Nosso.
O celebrante, então, conduz o casal a três voltas no sentido anti-horário em redor do altar, que representam a dança de Isaías. Esta é a primeira caminhada dos recém-casados e a Igreja, na pessoa do sacerdote, os conduz pelo caminho em que devem andar. O círculo, no centro do qual está o Santo Evangelho, é uma perfeita órbita ao redor da vida cristã, Jesus Cristo e seus ensinamentos.
São três voltas para honrar e glorificar a Santíssima Trindade, e no sentido anti-horário por Deus ser Eterno, para que sua eternidade encontre reflexo na união do casal.
É um verdadeiro juramento do casal para trilhar juntos, para sempre, o caminho de Deus. De volta ao lugar, o casal recebe a bênção final, beijando o Santo Evangelho.
É uma linda cerimônia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Benvindo, você está prestes a deixar aqui o seu comentário. Saiba que a sua opinião é muito importante para nós. Por isso, vale lembrar que este é um blog sério e que não serão aceitas postagens anônimas e nem ofensivas. Respeitaremos sempre a sua opinião, mas seu comentário estará sujeito a aprovação da nossa equipe de moderadores. Caso não viole as regras, será publicado em no máximo 48 horas. Muito obrigado e volte sempre!