domingo, 30 de outubro de 2011

O Padre pode Casar?

Na ortodoxa, o celibato é opcional, visto que este não é um mandamento divino que obriga a pessoa a segui-lo. Jesus disse a esse respeito: "o celibato não é para todos... quem puder entender que entenda". Para os ortodoxos o celibato é apenas um conselho, é opcional, visto que na Igreja Ortodoxa existem dois tipos de clero, o casado (secular) e o monge (regular). Antes de ser sagrado sacerdote o candidato ao mesmo opta de uma maneira tranquila e serena pelo matrimônio ou pelo celibato. Se o candidato optar pelo celibato este se torna um monge. Estar casado para nós ortodoxos é tão virtuoso quanto ser um célibe.

O celibato é apenas um preceito, ou seja uma norma disciplinar que vigora dentro da Igreja de Roma, e foi imposto na idade média, especificamente no concílio romano de Elvira (atual Granada, na Espanha), para diminuir os escândalos internos desta Igreja envolvendo o seu clero em questões morais, como a poligamia e o adultério, mas também em questões materiais com relação ao reparto dos bens da Igreja Romana entre os herdeiros dos padres, quando estes morriam. 

O celibato quando bem vivido é sinal de santidade, quando mal vivido torna-se pena ou até mesmo um fardo. Do mesmo modo o matrimônio. É talvez por essa razão óbvia que Jesus nunca vinculou o chamado dos apóstolos diretamente ao celibato. 

A Igreja Ortodoxa segue uma disciplina moral rígida, porém não sufoca a vocação de quem se sente chamado por Deus ao sacerdócio com a imposição do celibato como condição obrigatória para se exercer o sacerdócio. Na Igreja Ortodoxa, o celibato só é exigido para os monges e os bispos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Benvindo, você está prestes a deixar aqui o seu comentário. Saiba que a sua opinião é muito importante para nós. Por isso, vale lembrar que este é um blog sério e que não serão aceitas postagens anônimas e nem ofensivas. Respeitaremos sempre a sua opinião, mas seu comentário estará sujeito a aprovação da nossa equipe de moderadores. Caso não viole as regras, será publicado em no máximo 48 horas. Muito obrigado e volte sempre!